® Todos os diretos reservados - MANRIO

Elétrica

A Manrio conta com um grupo de especialistas em instalações elétricas, Engenheiros capacitados e habilitados pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), Eletricistas com NR-10 em dia, constantemente treinados, devidamente uniformizados e EPI (Equipamento de Proteção Individual) certificados. Portanto, podemos oferecer um serviço de alta qualidade na área Industrial, Predial e residencial com garantia e segurança.   

Serviços que disponibilizamos

Subestações e painéis elétricos.

Trata-se de uma instalação de alta potência elétrica, contendo equipamentos para proteção, controle, transmissão, distribuição de energia. 

Consumidores atendidos em média tensão (de 1,0 KV a 36,2 KV), necessitam de uma subestação elétrica. 

 

É fundamental que a subestação seja incluída no planejamento de manutenção preventiva, para garantir a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia. Esse serviço deve ser realizado anualmente, seguindo as exigências do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Saiba o que é importante examinar durante a manutenção elétrica preventiva na subestação:

  • Trincas em isoladores

  • Efeito da Umidade, Gases Atmosféricos e Poluentes Urbanos

  • Influência da poeira

  • Conexões dos equipamentos da subestação de energia elétrica

  • Medição de Temperatura dos Equipamentos da Subestação

  • Variação da temperatura ambiente

Nobreaks.

O nobreak ou UPS é um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo. Ele também alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, quando há queda ou variações bruscas de energia.

Tipos:

Existem, basicamente, três modelos de nobreaks: os Stanby (Offline), o de Linha-Interativa e o Online.

O Stanby ou Offline é o mais básico e barato do mercado. Este modelo confia somente na sua bateria para conter as flutuações de energia e pode ou não possuir medidas de proteção contra surtos. Normalmente, um Standby não evitará que as flutuações de voltagem diárias diminuam a vida útil do eletrônico. É recomendado mais para pequenos equipamentos de escritórios e residências.

O de Linha-Interativa é similar ao primeiro modelo, mas possui uma diferença importante. Trata-se de uma peça chamada regulador automático de voltagem ou AVR (sigla em inglês). Essa peça regula as flutuações de voltagem que ocorrem na rede, sejam estas para cima ou para baixo.

Os Stanby e Linha-Interativa são os mais comuns no mercado atualmente, sendo indicados para PCs e equipamentos de importância.

Nos nobreaks online com dupla-conversão, a energia que entra em corrente alternada é primeiro convertida para corrente direta, abastecendo a bateria e ligando uma peça chamada inversor. O inversor, por sua vez, converte novamente a energia para uma com corrente alternada limpa e de voltagem constate.

Este último tipo produz, de longe, a melhor energia que se pode encontrar no mercado. Contudo, estes modelos são muito caros e suas baterias são utilizadas constantemente, tendo uma vida útil reduzida. Por isso, são usados mais para servidores, hospitais, minas e em outros equipamentos que precisam rodar 24 horas por dia.

Aumento de carga.

Alteração de Carga elétrica, também conhecido como aumento de demanda ou alteração de carga elétrica, é importante para a segurança do seu imóvel (residencial, comercial ou industrial) em São Paulo.

O acúmulo de aparelhos elétricos em uma instalação não preparada pode ter consequências catastróficas e até fatais.

Aumento de Carga só deve ser feito por um técnico eletricista habilitado preferencialmente um Eletricista com CREA. Esse profissional é qualificado para executar a troca e a reforma de PC com segurança.

O Serviço de um Eletricista Credenciado se faz necessário em Aumento de Carga e outros serviços, tais como:

  •  Troca de Medidor de Luz (Conhecido vulgarmente como Relógio);

  • Troca de Voltagem 110 para 220v;

  • Montagem de Padrão;

  • Instalação de Medidor de acordo padrão da concessionária;

  • Regularização de Rede elétrica;

  • Troca de fiação elétrica;

  • Ligação Nova, entre outros.

Antes de solicitar Alteração de Carga, solicite a visita de um Técnico Eletricista com conhecimento específico nesses tipos de instalações elétricas para saber o material necessário e entender passo a passo o que será executado.

 

Legalização em concessionárias.

De acordo com as normas locais das concessionárias, é necessária que as instalações relacionadas ao fornecimento de energia estejam devidamente de acordo. Para tanto é necessário solicitar a vistoria da concessionária que no caso do Rio de Janeiro adota as seguinte medidas:

A unidade consumidora deve estar localizada ao alcance da rede de baixa tensão, obedecendo as seguintes situações:

  • Possuir carga instalada igual ou inferior a 24 kVA (63A), com entrada individual e atendida através do sistema de distribuição aéreo; ou

  • Estar em propriedade com no máximo 4 (quatro) unidades monofásicas ou polifásicas, sem restrição de atividade e atendida através do sistema de distribuição aéreo, sendo o limite de carga individual de até 24 kVA (63A).

Caso a situação de sua unidade consumidora não se encaixe nos requisitos acima, será necessário um estudo de adequação da rede antes da ligação, com possíveis custos para o solicitante. Clique aqui e veja como solicitar a Avaliação das Condições Técnicas através de Estudo e obter a documentação necessária.
O pedido da ligação nova deve ser solicitado somente após a preparação do local pelo cliente (construção do padrão de ligação), que deverá estar de acordo com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT).

Tratando-se de áreas tombadas pelo Patrimônio Público e/ou áreas de unidade de conservação da natureza, é necessária a apresentação de documento de autorização para estabelecimento no local (licença) emitido pelo órgão público competente.

Para o cálculo da carga instalada e da demanda da unidade consumidora, bem como a escolha do tipo de padrão de entrada mais adequado às suas necessidades, utilize o Simulador de Padrão de Ligação. (Atenção: o resultado do Simulador de Padrão de Ligação pode ficar comprometido caso sejam inseridos dados que não correspondam à realidade do seu imóvel.)

Recomenda-se a contratação de eletricistas ou instaladores qualificados para que o dimensionamento técnico dos materiais e equipamentos elétricos esteja de acordo com as normas técnicas e de segurança vigentes e em conformidade com as Normas Técnicas da Light (RECON-BT)pois a ligação somente será executada após vistoria e aprovação do local.pois a ligação somente será executada após vistoria e aprovação do local.

No caso de instalações residenciais cujo valor da carga instalada for superior a 24 kVA (63A) e instalações não residenciaispara qualquer carga instalada, a preparação do local deve ser executada por um dos seguintes profissionais:

Vale ressaltar que a Light não faz nenhum tipo de credenciamento de eletricistas ou instaladores.

 

Sistemas de iluminação.

O segmento de iluminação consome 17% da energia produzida no Brasil*. Assim, sistemas de iluminação representam uma alternativa para quem quer reduzir custos com energia, mas não pode investir em microgeração.

 

Além da escolha das lâmpadas, a construção dos sistemas de iluminação também pode passar pela definição de sensores de presença, temporizadores, disposição e altura de interruptores e luminárias , sensores de iluminação ou aproveitamento de luz natural. Além disso, se pensarmos no impacto que a iluminação adequada tem produtividade dos trabalhadores, projetos personalizados de luminotécnica tornam-se ainda mais importantes para indústrias e escritórios.

Ou seja, a complexidade do projeto se adapta as necessidades do cliente e, além do aspecto econômico, também depende da integração de processos, conforto e arquitetura (o uso de ambientes de cor branca nas indústrias, com índices de reflexão de 80% podem garantir uma economia de 65% no gasto com iluminação).

Etapas de um Projeto de iluminação:

  • Visitas ao local do projeto de sistemas de iluminação;

Ao se construir um sistema de iluminação, é necessário, de início, decidirmos o nível de luz esperada no ambiente. Para isso, são usados padrões nacionais e internacionais (NBR) de acordo com a atividade a ser feita no local.

 

  • Levantamento de Modelos deLâmpadas e Luminárias;

Essa etapa merece uma atenção especial em condomínios, já que áreas comuns costumam seguir um padrão. Nesse momento, é necessário criar uma representação técnica dos pontos de luz (planta de iluminação) memorial descritivo de materiais. Dentre os benefícios desse documento está garantir a facilidade na manutenção e substituição do sistema de iluminação por outros equivalentes.

  • Personalização e Aplicações de Sistemas de Iluminação em Projetos Luminotécnicos;

Ainda no levantamento de lâmpadas, deve-se levar em conta ambientes com função multiuso. Por exemplo, nas cozinhas e salas de jantar, a iluminação deve ser focada na preparação de alimentos ao mesmo que tempo que permite flexibilidade para limpeza. Da mesma forma, a escolha da temperatura das lâmpadas, além de impactar o consumo, também altera a percepção e o conforto no ambiente e, por isso, a luz neutra, com 4.000 K costuma predominar nesses ambientes.

  • Cálculos de Luminância em projetos de iluminação (Luminotécnico)

Embora profissionais de “Lightning Designer” tenham se tornado comuns, é nessa etapa que a participação de um engenheiro eletricista torna-se fundamental. Para escolher se em um ponto haverá iluminação indireta, luz direcional e qual formação de sombras é tolerada são feitos cálculos para cada cômodo levando em conta os conceitos de iluminância e rendimento luminoso.

 

 

 

 

 

 

Soluções

ao seu alcance

Contratar nunca foi tão simples
Consultoria

A MANRIO disponibiliza seu corpo de profissionais nas diferentes disciplinas para prestar consultoria junto ao cliente de forma a suportar suas necessidades técnicas.

 

Criação de
Projetos

O cliente recebe de forma detalhada todas a informações de engenharia pertinentes ao projeto, seja ele na fase básica ou executiva.

 

Relatório
Técnico

Em atendimento as demandas de mercado, disponibilizamos, os serviços de relatórios e laudos técnicos para assegurar ao cliente, total segurança de seus sistemas, apontando as devidas correções

 

Turnkey

A MANRIO o ferece aos nossos clientes a posssibilidade do regime "Turnkey", regime de trabalho que consiste no fornecimento de um pacote completo de serviços e soluções para um projeto em todas as suas etapas desde a consultoria inicial à manutenção posterior.